quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Peter Pan e os Garotos Perdidos

Síndrome  do Peter Pan !!??. Você já deve ter ouvido falar, deve ter assistido o desenho, quem sabe até ter lido o livro. Nosso Herói tinha medo de crescer.
O que é crescer?O que é ser adulto? Essa eram e ainda são as perguntas que eu faço a mim todos os dias,às vezes tenho como resposta: " crescer é casar,trabalhar, morar sozinho, sair de casa, ter independência financeira" . Dados do IBGE( instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que crescemos a passos lentos, já que muitos jovens adultos moram com os pais, ou com os avós, é engraçado, mas é uma tendência no mundo ocidental e como tal o Brasil não fica de fora.
O Brasil está crescendo, mas a independência individual está engatiando. Na época de nossos pais - 20, 30, 40 anos atrás - era diferente, a  independência era mais "fácil" ,  também tinham menos preocupação o mundo não era tão exigente  ne a obrigação de se formar era o segundo plano, ter apenas o ensino fundamental era o bastante e somente depois do casório que se ia pensar em cursar o médio, por isso que a média etária de casamento era de 15 a 20 anos de idade.
Hoje,quem é que pensa em casar antes dos 20 anos? Alguns jovens só querem apenas curtir o momento e outros ,que querem alguma coisa, tem na mente os estudos e trabalho.Muitas coisa evoluíram em relação aos estudos no Brasil, a evolução iniciou-se em 1990, muito nova , novíssima se comparando com outros países das Américas. É devido à expansão de novas vagas nas escolas, possibilitando para que muitos jovens que antes não  tinham oportunidade de estudar ter uma oportunidade na vida,  não tivemos um desempenho tão bom quanto o esperado no IDEP( Índice de desempenho da Educação Básica).
Segundo a revista  Nova Escola do mês de agosto de 2010 o nosso resultado do IDEP  relativos a 2009 e divulgados em julho último  foram, em uma escala que vai até 10, : 4,6  no ensino fundamental( antes 4,2), 4 nas séries finais(antes 3,8)  e 3,6 no ensino médio(antes 3,5). Em parte, para não ser pessimista, evoluímos um pouco em tão pouco tempo de expansão do ensino no nosso Brasil. E ainda falta  muito, se quisermos ser " Os evoluídos", "Os emergentes" ; temos que investir maciçamente  pois a China já é a segunda maior economia mundial e ela fazia parte  da Bric , onde o Brasil  faz parte e ainda o início da sigla leva o B de Brasil ( Bric - Brasil, Russia, India e China).
Como já dizia Jesus Cristo : " Os últimos serão os primeiros ", rezo para que está sigla não evolua de traz para frente, pois na escala da evolução China foi a primeira e o Brasil pode ser o último.


Nenhum comentário:

Postar um comentário